E-commerceMarketingNegóciosRedes SociaisTodos

Clique Aqui, Ligue Já, Acesse: a importância do call to action

Compartilhe

Wow! Saiba o que é um Call to Action e confira as melhores dicas para você atrair cada vez mais cliques e conversões para seu negócio.

Você talvez já domine vários termos no marketing digital, mas Call to Action (CTA) o que é? Tenha em mente que essa pequena sigla faz uma grande diferença na sua estratégia, seja ela qual for. Como você vai ver neste artigo, entender o que é CTA no marketing é decisivo para conduzir o usuário de seu site, blog ou redes sociais a interagir da forma desejada.

Call to Action é uma chamada para ação, muito comum em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito. Geralmente, um Call to Action (CTA) é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”.

Se você prestar atenção, verá que todos os dias somos impactados por diferentes chamadas em diversos ambientes.

  • “Empurre”
  • “Aberto”
  • “Entre, Ar Condicionado”
  • “Sorria, você está sendo filmado”
  • Ou até mesmo a luz verde em um semáforo

Todas essas sinalizações existem para indicar o que devemos fazer naquele contexto ou como interagir com determinado objeto.

No meio online não é diferente.

O que é Call to Action?

O papel do Call to Action é servir de ponte para essa ação. Ele deve refletir em uma única chamada a proposta de valor da oferta em questão.

Resumindo: Calls-to-Action servem para indicar o próximo passo que sua empresa quer que um visitante realize.

Esse é um recurso indispensável no marketing digital, pois faz parte da estratégia de monetização de qualquer projeto. Ou seja, de ganhar dinheiro com ele.

Há vários tipos de CTAs, que se adaptam conforme o objetivo da ação desejada e o público-alvo dela, entre outros fatores.

Sempre que você quiser fazer um convite ao leitor do seu blog, ao visitante do seu site ou ao usuário de suas redes sociais, você o fará por meio de um Call to Action.

Existem várias outras possibilidades, como fazer um cadastro para receber newsletter, preencher um formulário, fazer um download, pedir um orçamento, fazer um teste gratuito de software ou acessar um link de um post em um blog. Afinal, cada tipo de negócio tem suas peculiaridades e necessidades, e para cada uma delas existe uma opção personalizada de call to action.

É por meio do CTA que você conduz o público a realizar o movimento que dele espera. Mas por que você deve se preocupar com isso? Vamos explicar.

Porque os CTAs são Importantes?

Exemplo de CTA: “Compre Agora”

Usabilidade é a palavra de lei para os CTAs, pois eles facilitam a navegação do usuário, tornando-a mais clara e fácil. Além do mais, eles podem te ajudar no processo de convencer seu usuário a fazer o que você deseja (obviamente, se essa for a vontade do seu usuário).

Apesar de ter utilizado constantemente o exemplo dos sites de e-commerce, os CTAs são muito interessantes para blogs e sites informativos – enquetes, inscrições em feeds, usar um selo, indicar um aplicativo, votar em postagens – que atire a primeira pedra o blogueiro que nunca quis que seus leitores realizassem essas ações.

Devemos ressaltar que os CTAs devem ser claros, objetivos e ter uma forte relação com sua proposta. Ninguém gosta de clicar em um botão para realizar uma determinada ação e se deparar com algo completamente diferente daquilo que foi proposto inicialmente.

Como Montar um CTA

Agora que já sabemos como um CTA é importante, fica uma dúvida na cabeça: “Como montar um CTA excelente?”. Para tanto, basta prestar atenção nos seguintes itens:

Para montar um CTA de sucesso, você precisa saber o que os seus usuários desejam, o que eles buscam encontrar, para assim poder oferecer o que seus visitante desejam.

A cor utilizada também é extremamente importante na hora de definir como apresentar o seu CTA, pois cada cor se adaptará melhor à finalidade esperada:

– Vermelho: a cor vermelha tem um efeito marcante na percepção visual. Muito usada para avisos, além de ser uma cor perfeita para o botão “compre agora”.

– Amarelo: é a primeira cor que o olho humano consegue visualizar, e justamente por isso é tão utilizada em placas de trânsito.

– Laranja: tem um efeito menos marcante que o vermelho ou o amarelo, mas não menos interessante.

Onde colocar uma call to action

Agora que você sabe como criar sua call to action da maneira correta, deve decidir onde ela será divulgada. 

São vários os locais onde você pode divulgar algum conteúdo ou produto, principalmente no meio digital, onde as plataformas são infinitas. 

Você deve conhecer algumas das plataformas onde mais se utilizam CTAs para ter calls to action mais assertivas e eficientes.

Confira algumas delas a seguir. 

Sites e blogs

As CTAs em sites e blogs são essenciais e podem abrir diversas oportunidades de conversão. Há diversas formas de usá-las, e elas podem atender a vários objetivos.

Por exemplo, em blogs, é comum encontrar banners que indicam e-books e outros conteúdos para redirecionar o usuário e levá-lo à conversão. 

Há também links internos para outros posts do blog que são inseridos em palavras-chave que façam sentido ao longo conteúdo.

Use as calls to action em seu site também, pedindo para que os usuários se inscrevam em uma newsletter ou que redirecionem à descrição de outros produtos. 

Redes sociais

É essencial que você participe das redes sociais para conseguir uma estratégia digital de sucesso.

Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, enfim, são muitas redes sociais das quais você pode participar. Elas possuem milhões de usuários e, por meio delas, é possível alcançar um grande número de pessoas. 

Você pode utilizar as CTAs nas redes sociais para pedir curtidas, seguidores, visitas a outras páginas, entre outras ações, impulsionando seu perfil nessas plataformas e ganhando reconhecimento.

Anúncios

É essencial que um anúncio, de qualquer mídia que seja, física ou digital, tenha uma call to action. Sem ela, mesmo que a pessoa tenha interesse pelo seu anúncio, ela não saberá o que fazer a respeito e qual ação deve tomar.

Por isso, os anúncios são os locais perfeitos para inserir calls to action.

Isso incentiva os usuários a fazerem alguma coisa e, por meio dela, você pode criar um senso de urgência nas pessoas também, para que haja mais conversão. Podemos ver isso no exemplo a seguir: “Descubra agora mesmo como fazer isso clicando aqui”. 

E-mail

É claro que não podiam faltar os e-mails. Os e-mails são ótimos meios para converter um novo cliente. 

Com eles, você pode se aproximar mais de sua persona e construir uma comunicação personalizada e pessoal com os potenciais clientes. Fazendo isso, as chances de que ele confie em sua marca e faça alguma ação aumentam significativamente. 

E, para incentivar ainda mais essa ação, as calls to action são essenciais. Um e-mail, geralmente, tem como objetivo direcionar o usuário a algum local. Para que isso ocorra de maneira mais eficiente, é importante que a CTA seja inserida corretamente. 

Dicas para texto de CTA

  • Comece com verbos e seja específico. Se o que você espera é que o visitante realize uma ação, deixe clara qual é ela. Além disso, indique para o usuário exatamente sobre o que a oferta trata. Use, por exemplo, “baixe aqui seu eBook” ou “receba um orçamento por email”.
  • Use verbos no imperativo (“faça o download”) ou no infinitivo (“fazer download”). O ideal é testar ambas as opções em diferentes contextos para descobrir o que funciona melhor.
  • Crie urgência. Palavras como “hoje” e “agora” mostram o quão fácil e imediata é a ação.
  • Use números para evidenciar benefícios. É interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo e uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é indicar através de números. “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por apenas R$ 15” são bons exemplos.
  • Ofereça algo que valha a pena ser clicado: essa é a mais óbvia, mas frequentemente esquecida. Não espere que o usuário realize a ação só porque é isso que você quer. Ele só vai clicar se for do interesse dele. Por isso, é importante que a oferta da chamada seja de fato interessante.

Montar CTAs atrativos e eficientes pode ajudar e muito na melhora da conversão de sites e blogs. E, assim como algumas das principais técnicas de SEO, não demanda grandes esforços ou técnicas complicadas, bastando apenas se apoiar na experiência do usuário e como ela pode ser melhorada.

Quanto mais direcionado for o CTA, mais preciso ele será para conversar com suas personas e, assim, melhores tendem a ser seus resultados.

Abração,

Fred Freitas | Diretor de Arte e Redator

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Conheça nosso novo Site

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *